Quais os requisitos para financiar um imóvel?
- Inaise Rodrigues
- 14 de fev. de 2024
- 4 min de leitura
Comprar um imóvel através de financiamento é um processo que envolve diversas etapas e pode não ser tão simples quanto você imagina. Nesse texto, vou te mostrar um passo a passo para conseguir seu financiamento e te alertar sobre problemas relacionados ao imóvel que podem impedir seu financiamento.

O primeiro passo para o financiamento
Como no financiamento de imóvel é o banco quem irá pagar o valor integral do bem ao vendedor, o primeiro passo para conquistar a aprovação do financiamento é informar ao banco sua capacidade financeira para honrar com o pagamento das parcelas.
Para isso é interessante que você abra uma conta no banco no qual pretende obter o financiamento pelo menos 3 meses antes de iniciar os tramites. Trazendo seus recebimentos para essa conta você comprova a renda com mais facilidade para a instituição.
Etapas até a aprovação
Para conseguir financiar você precisa ser maior de 18 anos, não ter nenhuma negativação em seu nome e comprovar sua renda e capacidade financeira. Lembrando que a capacidade financeira pode utilizar além da sua renda a de seu cônjuge ou companheiro e podem ser utilizados recursos do FGTS.
Simulação
Cumpridos os requisitos e localizado o imóvel dos sonhos, você deve solicitar ao banco uma simulação do financiamento desejado. A simulação pode ser feita diretamente no banco ou em correspondentes bancários especializados em financiamento imobiliário.
Com a simulação você conseguirá verificar se o banco financiará o valor pretendido, o valor de cada parcela, o cálculo dos juros e quais as possibilidades que melhor atendem ao seu momento financeiro.
Localizar o imóvel desejado
Nessa etapa, você deverá buscar um corretor de imóveis de sua confiança. Com a expertise ele conseguirá localizar um imóvel que atenda a suas necessidades e de sua família em um valor compatível com o descrito na simulação.
Envio da Proposta
Com a simulação realizada e o imóvel encontrado, você deverá enviar os documentos para análise de crédito e do imóvel.
Os documentos exigidos para são: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço, comprovante de renda, declaração do imposto de renda e certidões negativas. E a documentação do imóvel e dos vendedores.
Vistoria do imóvel
Sendo a análise de crédito e a documentação do imóvel aprovadas, o banco mandará um engenheiro de sua confiança vistoriar o bem e determinar o valor do imóvel de acordo com os padrões requeridos pelo banco.
Contrato e Liberação
Aprovada a proposta e a avaliação do imóvel, o banco fará o contrato de compra e venda com alienação fiduciária. A alienação fiduciária faz com que o próprio imóvel adquirido seja a garantia prestada ao banco em caso de não pagamento das parcelas.
O contrato firmado com o banco e os vendedores tem força de escritura pública e deverá ser levado ao registro de imóveis para: registrar a compra e venda e a alienação fiduciária na matrícula do imóvel.
Somente após o registro do contrato na matrícula é que o banco liberará a quantia financiada ao vendedor.
Quando um imóvel não pode ser financiado?
O processo de financiamento pode ser travado logo no início caso o imóvel desejado esteja irregular ou que possua algum débito referente ao imóvel ou seus vendedores.
Imóvel irregular é aquele que a situação descrita na matrícula não está de acordo com a realidade, como, por exemplo: um imóvel que na matrícula consta apenas um lote, mas que na verdade no local já existe uma casa construída.
Outra situação muito comum no mercado imobiliário brasileiro é que o proprietário do imóvel na matrícula não é o mesmo dono do imóvel que o está vendendo.
Imóveis com dívidas de IPTU e com ônus na matrícula não têm financiamentos concedidos pelos bancos. As dívidas dos vendedores e a capacidade de pagá-las também são fatores que impedem a concessão de crédito.
Esses vícios na documentação são facilmente encontrados por uma advogada especialista no mercado imobiliário, alertando a você sobre perigos para aprovação do crédito.
Como conseguir financiar um imóvel irregular?
O primeiro passo para saber se o imóvel dos seus sonhos possui qualquer irregularidade é buscar assessoria jurídica especializada de uma advogada imobiliarista. Através de uma análise prévia ela conseguirá buscar a documentação do imóvel e dos vendedores e apontará irregularidades para o financiamento e possíveis riscos atrelados à compra daquele imóvel.
Desse modo, entregará para você um parecer detalhado das irregularidades e riscos encontrados para o negócio antes da simulação.
Após a análise prévia, caso sejam encontrados riscos, serão oferecidas soluções para regularizar o imóvel desejado e liberá-lo para aprovação de seu financiamento imobiliário.
Com a análise de riscos realizada antes do pedido de financiamento, você fica seguro(a) sobre a compra e venda e tem a garantia da aprovação do seu crédito. Muitos não fazem essa análise e têm seus planos e sonhos frustrados quando da negativa do imóvel ou dos vendedores pelo banco.
E você já localizou o imóvel desejado? Está com a simulação aprovada e tem medo de o imóvel ser rejeitado? Entre em contato com nossa equipe clicando no botão FALE CONOSCO, podemos te ajudar.
Comments